10 dicas para organizar sua mudança

9 de março de 2021

grupoimoveis

O momento em que finalmente você encontrou a casa nova é capaz de proporcionar a sensação de recomeço e muita alegria. Entretanto, pensar na mudança pode parecer um verdadeiro desafio, por ser um processo que exige muito cuidado e organização.

Entendendo que nem sempre é possível optar pela contratação de uma empresa, separamos 10 dicas para você organizar sua mudança de uma forma mais fácil e tranquila. 

1. Caixas de papelão
Uma dica para quem não quer pagar caro na compra de caixas de papelão, é pegar em supermercados que geralmente disponibilizam na parte da manhã. Isso facilitará a separação de cada item na mudança.

2. Dê um número para cada cômodo
Por exemplo,

  • Sala 100
  • Cozinha 200
  • Quarto casal 300
  • Quarto filho 400 e assim por diante.

Se na cozinha tiver cinco caixas, elas seriam contadas assim: 200, 201, 202, 203 e 204.

3. Bloco de anotações ou caderno
Outra dica muito importante na sua organização é usar algum bloco de anotações ou caderno para anotar os itens de cada caixa. Use as folhas para escrever uma lista geral do que está contido em cada caixa, pode ser de forma bem objetiva apenas para você não se perder. O que pode te ajudar também é escrever o conteúdo da caixa do lado de fora dela.

4. O básico para a primeira noite
O ideal é que você prepare uma bolsa para a primeira noite na casa nova com itens pessoais, toalhas, uma troca de roupa e qualquer outra coisa que achar necessário.

5. Livros
Para livros, o aconselhável é que opte por caixas menores com fundos resistentes ou uma mala de viagem. Assim, você evita ter que carregar caixas grandes e pesadas.

6. Louça e vidros
Quando embalar itens frágeis, você pode utilizar panos de prato ou toalhas de mesa para reduzir o atrito e amortecer o impacto ou use plástico bolha. Embale os talheres diretamente nos organizadores, usando papel craft ou filme plástico. Em caso de espelhos, passe uma fita em formato de X para evitar que quebrem.

7. Alimentos e artigos de cozinha
Embale alimentos, condimentos e artigos de cozinha em plásticos com fecho. Para produtos abertos, use um plástico na tampa para evitar vazamentos.

8. Roupas
Se preferir, embale as roupas diretamente em um saco de lixo para facilitar o transporte e ocupar menos espaço.

9. Produtos de higiene e lavanderia
Use papel filme ou plástico para vedar as embalagens e evitar escapamentos. Feche os produtos de limpeza com fita adesiva e embale vassouras e outros objetos pelo cabo com plástico filme.

10. Televisores
Embale aparelhos de TV em um edredom ou cobertor para protegê-los. Não se esqueça de identificar os cabos antes de tirá-los dos aparelhos e guarde os parafusos para a montagem.

Chegou a hora de organizar a mudança na casa nova
Seguindo as dicas, a hora de descarregar a mudança na casa nova será fácil. Afinal, cada caixa ou saco terá o destino certo e isso já evita uma dor de cabeça e tanto. Você saberá o que tem em cada caixa só de olhar e não precisará abrir cada uma em busca de um item perdido. Também é ótimo para controle, pois você tem uma lista detalhada de seus bens, e saberá se algo foi danificado, perdido ou roubado. 

Agora é só deixar a casa com a sua cara e relaxar!